segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fios de memória

Manifestação de rua do Movimento Estudantil
Juiz de Fora
Tribuna de Minas - 1982
Arquivo DCE - UFJF
A história que apresento neste livro é tecida a partir de vários fios: documentos escritos, jornais, fotografias e memórias. Assim gostaria de apresentar neste post os fios de memória que nortearam este trabalho. Cada entrevistado torna-se, nesta pesquisa, um fio de memória e parte essencial para o trabalho de tecer histórias e memórias.

Assim, selecionei para este trabalho, ex-universitários que tiveram participação no movimento estudantil na cidade de Juiz de Fora/MG, no período de 1974 a 1985. Busquei que as três tendências estudantis de esquerda atuantes no período estivessem presentes (Estratégia, LIBELU e Ação e Unidade que congreva varios grupos), assim como expoentes dos dez anos em que esta pesquisa está inserida fossem representados. Dessa forma, atendendo a estes quesitos, selecionamos os sujeitos que desempenharam uma atuação mais expressiva dentro de suas tendências e dentro do ME como um todo, mesmo que estes não tenham chegado à diretoria do DCE.

Assim, os fios de memória são sujeitos que foram selecionados com o objetivo de contemplar os quesitos supracitados. Foram realizadas onze entrevistas para esta pesquisa, abrangendo os dez anos pesquisados. Contudo, muitos militantes foram contemporâneos no ME, o que nos permite confrontar as memórias ao construir esta história. A agulha que tece os fios de memória que a constrói é o trabalho de historiador, que me permite buscar, nestes fragmentos de memória, elementos essenciais para esta pesquisa.

É fato que muitos outros fios fazem parte de todo este processo e poderiam contribuir para este tecer de uma forma ainda mais completa. No entanto, a seleção foi inevitável, devido aos limites da pesquisa. Sinalizo que muito ainda se poderá fazer com estes fios que usei, além do emprego de novos fios, para compor esta história do Movimento Estudantil juizforano.

No próximo post deste blog apresento quem são estes meus entrevistados!!! Confiram!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário