sábado, 7 de maio de 2011

Os capitulos do livro Memórias de Esquerda

Tribuna de Minas, agosto/1982
Greve Estudantil
Arquivo DCE UFJF

O livro Memórias de Esquerda: O Movimento Estudantil em Juiz de Fora de 1974 a 1985 é dividido em três capitulos. O primeiro capítulo traz uma reflexão sobre o sentido da memória como fonte histórica, bem como apresenta os sujeitos entrevistados na pesquisa que deu origem ao livro. Além disto, o capítulo inicial aborda o Movimento Estudantil brasileiro e juizforano atuante nas décadas de 1970 e 1980. De certa forma, este capitulo apresenta e situa historicamente o objeto da pesquisa.
O segundo capítulo procura traçar um panorama das principais tendências estudantis que permearam o ME brasileiro, buscando suas origens. Especial atenção é dedicada às tendências atuantes dentro o movimento estudantil juizforano, foco desta pesquisa, identificando suas origens e sua trajetória ao longo do período estudado. O objetivo aqui é situar ideologicamente o Movimento Estudantil de Juiz de Fora e suas correntes internas.
O terceiro capítulo, por sua vez, apresenta as memórias do Movimento Estudantil de Juiz de Fora no contexto de transição democrática (1974 – 1985). Aborda-se a dinâmica do ME em JF, destacando as disputas eleitorais pela direção do DCE da UFJF e as gestões que se seguiram de 1974 a 1985. Apresenta-se, ainda, a ação dos estudantes na UFJF, destacando suas reivindicações, manifestações e lutas bem como o contexto da abertura ao pluripartidarismo e a relação dos militantes do ME na composição desses partidos de acordo com o caminho seguido por cada grupo. Apresenta também uma abordagem sobre o movimento cultural e sua ligação com o movimento estudantil, finalizando com uma analise dos estudantes atuando em outros campos da cidade. O objetivo deste capitulo é, pois, compreender a ação política dos estudantes de Juiz de Fora, buscando, ainda que de forma apenas suplementar, apresentar suas outras interfaces, para além da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário